Na tarde desta sexta-feira (5), a Polícia Civil de Juína deflagrou uma operação que resultou na prisão de dois adultos e na apreensão de duas adolescentes, suspeitos de integrar o grupo criminoso Comando Vermelho (CV). Um terceiro integrante apontado pela polícia como autor de homicídios conseguiu fugir, mas a investigação continua em curso.
Foram detidas:
Claudinéia Rodrigues de Lima Gonçalves, 39 anos;
Dieike de Lima Vieira, 20 anos.
Também foram apreendidas duas adolescentes, sendo: uma de 14 anos filha de Claudinéia e outra de 17 anos, natural de Sorriso.
O terceiro suspeito identificado é Gabriel Campos Moreira, 18 anos, vulgo “Poeta”. Segundo a polícia, ele já com histórico de homicídios cometidos quando menor — fugiu para uma área de mata ao perceber a aproximação dos agentes.
No momento da operação, os agentes alertavam que o imóvel monitorado servia como ponto de venda de entorpecentes e como local de reunião para articular crimes.
Durante a abordagem, o fugitivo teria dispensado um invólucro no chão — que continha 30 porções de substância semelhante à pasta base de cocaína.
22 pinos de cocaína;
2 tabletes de maconha;
1 porção média de maconha;
20 porções de maconha prontas para venda;
2 balanças de precisão;
7 munições calibre .22.
Além disso, outra equipe encontrou uma arma de fogo, munições, balanças de precisão, porções de drogas e um pedaço de madeira usado para aplicar “salves” contra membros que desobedecessem a facção com a inscrição “Faz o Pix”.
De acordo com a polícia, a ação foi deflagrada a partir de investigações que indicavam que membros do Comando Vermelho planejavam novos crimes contra a vida em Juína. O imóvel vigiado era suspeito de servir tanto como “boca de fumo” quanto como base para organização de práticas criminosas.
Claudinéia e Dieike receberam voz de prisão, e as duas adolescentes foram apreendidas. Todos os envolvidos bem como o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Municipal de Juína para os procedimentos legais cabíveis.
As investigações sobre a atuação do grupo criminoso na cidade seguem em andamento, com o objetivo de desarticular a rede criminosa e evitar novos crimes.
Nos últimos meses, a Polícia Civil de Juína vem intensificando operações no combate a facções criminosas e tráfico de drogas. Em setembro de 2025, por exemplo, foi deflagrada a Operação Imperium, que cumpriu 35 mandados entre prisões preventivas e buscas domiciliares em Juína, Castanheira e na Penitência Central do Estado. A ação resultou na apreensão de armas, munições e entorpecentes.
Além disso, em agosto, outra ação da delegacia local resultou na prisão de quatro pessoas e fechamento de uma casa usada como ponto de venda de drogas.
Essas investidas evidenciam um padrão de atuação da polícia visando enfraquecer a estrutura de facções criminosas e reduzir a criminalidade na cidade, com ênfase no tráfico de drogas, associação criminosa e crimes contra a vida.
A prisão dos suspeitos e apreensões realizadas confirmam segundo as autoridades a atuação da facção Comando Vermelho em Juína. A ação policial, autorizada após investigações que indicavam planejamento de novos crimes, pode representar um reforço na luta do poder público contra o crime organizado na cidade. Resta acompanhar os desdobramentos do caso: a identificação de outros envolvidos, eventual recaptura do fugitivo, e as medidas judiciais cabíveis.
Comentários: